" width="216" height="150" />HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS.
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Viemos hoje levar as nossas homenagens e agradecimentos aos meses de ministério da Eucaristia de nossa querida ARILENE SERRÃO, que além de ministra é uma amiga, uma irmã, mãe, conselheira. Nós, os mais idosos, e ainda outros casais que estão a serviço da Comunidade N. S. do Livramento, lembramos a primeira vez que chegou para partilhar conosco seus trabalhos de evangelizadora, sempre alegre, elegante e dotada de muita simplicidade.
Neste período que esteve conosco sempre apoiou os Movimentos Comunitários, promovendo paz a todos que aqui participam.
Dedicou-se muito em outros serviços da Comunidade além da evangelização, quer ver tudo bonito na Casa de Deus, para Deus e, o conforto dos seus comunitários. Cobrava sempre muita oração e adoração, nas sextas feiras, ao Santíssimo.
Os comunitários da Comunidade de N. S. do Livramento, Ministra Arilene, Agradece muito a Deus por tudo o que fez neste período, e lhe deseja continuada perseverança em seu ministério iluminada pelo Espírito Santo e em Jesus Cristo.
Queremos por tanto finalizar lhe parabenizado com este humilde poema.
POEMA
Dia primeiro; lindo mês de janeiro...
Deus determina que um anjo vá a Terra
para banir, dos corações, a guerra
que atormentava o seu povo gentil.
No mesmo instante, do céu, então descerra
o seu portal, de onde num voo sutil,
um anjo sublime desce até o Brasil
Pra continuar sua missão
na Comunidade N. S. do Livramento.
Chegou sem armas para combater;
mas, trouxe o canto
O qual Deus deu-lhe o poder
de converter até, os mais ateus.
Por este canto, que tanto a nos acalma.
por este canto, que encantou as nossas alma,
gritou!!!
Ministra Arilene é o ROUXINOL DE DEUS!!!
SALVE OS CINCO MESES QUE SERVIU NOSSA COMUNIDADE!!!
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Homenagem ao Pe OSCAR pelo seu 54º Aniversário.
(por R. Marques – 29/11/2014)
Ser Padre é ser Pai! Esta é a grande graça de um Sacerdote. É uma paternidade espiritual, mas muito concreta e real.
Pe. OSCAR abraçou o sacerdócio e nunca, segundo ele mesmo diz, se arrependeu dessa escolha, pois se sente muito feliz e realizado por ser Padre.
No decorrer de seu caminho, Deus foi lhe dando muitos, amigos, situações e experiências que marcaram sua vida sacerdotal e que lhe deixaram saudades. Alguns desses foram modelos e impulso para o seu pastoreio. Com certeza, houve várias dificuldades em seu caminho, porém nada lhe tira a felicidade e a realização de ser Padre.
Hoje, depois de percorrer várias Paróquias e Dioceses deste nosso Brasil, e exterior, ele se encontra aqui conosco, na Paróquia Cristo Ressuscitado, passando-nos suas experiências e exercendo, junto com a gente, o Sacerdócio a ele conferido em sua Ordenação.
Nós, paroquianos, hoje dia 29 de novembro não devemos deixar de cumprimentar nosso Vigário pelo seu aniversário dando-lhe carinho e afeto, ocupando o lugar de sua família que se encontra em Guadalajara e, se puder, até darmos uma pequena lembrança a ele; mas lembrem-se que o melhor presente para o nosso padre é a oração. É o mínimo que podemos fazer em gratidão àquele que Deus escolheu para ser nosso Pai e Pastor.
Parabéns Pe Oscar! Que Deus lhe conceda a saúde e a graça de continuar a exercer seu Sacerdócio com muita alegria e felicidade, Deus lhe dei muitos anos de vida e felicidade para sempre guiar as ovelhas do Senhor aos caminhos de Cristo Jesus.
O Padre é o amor do coração de Jesus. É o que lhe desejamos de coração!!!
Muito obrigado.
HOMENAJE A OSCAR Padre por su aniversario 54o .
( Por R. Marques - 29/11/2014 )
Ser padre es ser padre! Esta es la gran gracia de un sacerdote . Es una paternidad espiritual , pero muy concreto y real .
P. OSCAR abrazó el sacerdocio y nunca, él mismo dice, lamentó esta decisión porque se siente muy feliz y satisfecho de ser padre .
Durante su camino, Dios le estaba dando muchos amigos, situaciones y experiencias que marcaron su vida sacerdotal y lo dejaron anhelo. Algunos de ellos eran modelos y impulso a su pastoreo. Ciertamente , hubo varias dificultades en su camino, pero nada le quitará la felicidad y la realización de ser padre .
Hoy , después de recorrer varias parroquias y diócesis este nuestro Brasil y en el extranjero , que está aquí con nosotros en la Parroquia Cristo Resucitado , nos pasa sus experiencias y hacer ejercicio, junto con nosotros , el sacerdocio le confirió en su ordenación .
Nosotros, los feligreses , hoy 29 de noviembre no debemos olvidar felicitar a nuestro Vicario por su cumpleaños que le da calidez y afecto , tomando el lugar de su familia que se encuentra en Guadalajara y si se puede, dar un pequeño recuerdo a él ; pero recuerde que el mejor regalo para nuestro Padre es la oración. Es lo menos que podemos hacer en agradecimiento a Dios escogió para ser nuestro Padre y Pastor.
Felicidades Padre Oscar ! Que Dios les conceda salud y la gracia para seguir ejerciendo su sacerdocio con alegría y felicidad, Dios te dio muchos años de vida y la felicidad para siempre guiar a las ovejas del Señor Jesucristo a los caminos.
El Padre es el amor del corazón de Jesús. Es lo que te queremos corazón !!!
Muchas gracias .
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A ORDEM DOS FRADES MENORES CAPUCHINHOS
(ORDO FRATRUM MINORUM CAPUCCINORUM EM LATIM, OFM CAP.)
é uma ordem religiosada família franciscana, aprovada como um ramo da primeira ordem de São Francisco de Assis em 1517 pelo papa Leão X.
Origens
A ordem surgiu por volta de 1525, quando Matteo da Bascio, originário da região de Marche, na Itália, um Franciscano, se deu conta que a roupa vestida pelos Franciscanos não era do mesmo tipo que a vestida por São Francisco de Assis. Assim, ele fabricou um capuz pontudo e começou a andar como um itinerante. Logo após se juntaram a ele o frei Ludovico de Fossombrone e seu irmão, frei Rafael Tenaglia. O primeiro era padre, e foi quem proporcionou a realização da Reforma.
Seus superiores tentaram suprimir essas inovações, mas em 1528 conseguiram obter uma bula do Papa Clemente VII. Foi-lhes dada a permissão de viver como eremitas, de vestir-se com o novo hábito, usarem barba, além de gozarem dos mesmos direitos dos camaldulenses. Essas permissões não foram dadas somente a eles, mas também a todos que quisessem se juntar aos mesmos, a fim de restaurarem a obediência à Regra de São Francisco.
Os Franciscanos Observantes se opuseram ao movimento, mas os Conventuais o apoiaram, de modo que os primeiros reformadores capuchinhos se juntaram em uma congregação que se intitulou Frades Menores de Vida Eremítica, ligada aos Franciscanos Conventuais, mas com vigário próprio, embora sujeito à jurisdição do Geral dos Conventuais. --> O nome popular de Frade Capuchinho deriva do nome do capuz usado por eles (capuccino).
Capuchinhos no Brasil
Igreja dos Capuchinhos em Guaramiranga, noMaciço de Baturité, Ceará
Os Capuchinhos se instalaram oficialmente no Brasil em 1642.
Sem considerar na história oficial das missões no Brasil a sua participação, entre 1612 e 1615, na tentativa de criação daFrança Equinocial, adota-se a data em que foram capturados pelos holandeses em São Tomé (São Tomé e Príncipe) e trazidos para o Brasil, ao território da atual Província dos Capuchinhos do Nordeste, onde Maurício de Nassau, tolerante, lhes permitiu o trabalho missionário. Em 1650, os capuchinhos decidiram edificar um convento em Cairu, cuja construção já se encontrava em andamento quatro anos mais tarde. A presença da Ordem teria uma grande influência local. São os capuchinhos os fundadores da aldeia de Nossa Senhora dos Remédios do Rio de Contas (1657), núcleo da atual cidade deItacaré.
A ordem foi bastante ativa entre 1670 e 1700, como demonstra a relação das aldeias de franciscanos capuchinhos no rio São Francisco e suas missões no curso inferior do rio. Ficaram famosos nomes como o dos frades Martin de Nantes, Bernard de Nantes, François de Domfront, Anastácio de Audierne, José de Chanteugontier ou Chateaugontier, entre outros.
Nas aldeias, as relações entre os índios, os portugueses reinóis e os negros eram complexas, muito mais do que as relações exclusivas entre índios e padres. Em 1740, as aldeias entraram em crise, com fugas e rebeliões indígenas. Já não contavam mais com a proteção da poderosa família de Garcia d´Ávila. Perderam em 1759 definitivamente a administração das aldeias.
São remanescentes desses trabalhos realizados em terras pernambucanas os estimados freis da Província dos Capuchinhos do Nordeste, que sempre se gastaram por aquele povo sofrido. Ícone desse apostolado nordestino foi o frei Damião de Bozzano.
Os Capuchinhos no Rio Grande do Sul
No dia 18 de janeiro de 1896, chegaram em Garibaldi os primeiros frades Capuchinhos no Rio Grande do Sul: frei Bruno de Gillonnay e frei Leão de Montsapey. Eram franceses da Sabóia, província restaurada em 30 de janeiro de 1841, após as perseguições da Revolução Francesa. A missão original era atender os imigrantes italianos. O espírito missionário e campo de ação apostólica expandiram-se geograficamente. Em seguida, no dia 18 de junho de 1898, foi aberto o primeiro seminário para acolher vocações nativas.
As missões populares, a ação paroquial, o espírito missionário, a pregação popular, a alegria franciscana, a simplicidade de vida, as devoções religiosas, a disponibilidade contínua para atender as necessidades, desencadearam um movimento multiplicador de vocações e frentes apostólicas. No dia 24 de julho de 1942, tornou-se província, com abrangência no estado do Rio Grande do Sul e pequena parte de Santa Catarina.
A Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul, tornou-se numericamente sólida e geograficamente abrangente. Esteve presente em São Paulo, Portugal, África, Nicarágua e França. Fundou a Província Nossa Senhora de Fátima, no Brasil Central. Mantém a Custódia São Francisco de Assis, Brasil Oeste, Mato Grosso e Rondônia, Santo Domingo e Haiti, recentemente.
Também no Rio Grande do Sul os Capuchinhos investiram na comunicação, fundando a Rádio e TV Difusora (atuais Rádio Bandeirantes 640 e TV Band RS), importantes veículos de comunicação do Rio Grande.
Frades menores Capuchinhos no Brasil e no Rio Grande do Sul
Francisco de Assis se dirigia mais pelo espírito e conversão do que pela lei, por isto surgiram conflitos na história de sua Ordem. A 29-5-1517, Leão X, com a bula Ite vos, separou a Ordem Franciscana em Frades Menores Conventuais e Observantes. Mas a união foi apenas jurídica. Surgiram reformistas, divididos pelo dilema - viver a experiência fundante de Francisco ou - adequar a Ordem aos tempos.
A Reforma Capuchinha é um movimento de Frades Observantes que buscam a recuperação do espírito original, aprovada por Clemente VII a 3-7-1528, com a bula Religionis Zelus. Os pioneiros foram Frei Mateus de Bascio, Frei Ludovico de Fossombrone e seu irmão, Frei Rafael de Fossombrone. Esses frades, a 18-5-1526 tiveram autorização de viver hermeticamente perto de Camerino, e de usar barba, hábito com capuz, vida hermética e solidária, com custódio próprio sob a proteção do Geral Conventual, com o privilégio dos camaldulenses de receber membros de outras ordens. Os três reformadores foram acolhidos pelos camaldulenses, com apoio da duquesa de Camerino, Catarina Cybo, denominados Frades Menores de Vida Eremítica. Mas, devido ao capuz, a partir de 1531, foram chamados Capuchinhos.
A 23-1-1619, Paulo V, com o breve Alias felicis recordationis, concede autonomia plena aos Capuchinhos como membros da Ordem dos Frades Menores, instituída por São Francisco de Assis, com a mesma regra: "Viver o Santo Evangelho em pobreza, obediência e castidade," como medicantes, pregadores vivendo em fraternidades, dividindo o tempo entre missão, trabalho e oração. A presença de Capuchinhos no Brasil obedece à dinâmica histórica da colonização e da imigração. A 6-8-1612, com os colonizadores franceses, chegam os primeiros quatro capuchinhos ao Maranhão. Eram da província que Paris que a 22-6-1614 enviava mais 9 frades. Expulsos com os franceses a 19-11-1614, só permanecem dois deles para atender os índios.
A 14-1-1642, três Frades franceses da Província da Bretanha foram acolhidos em Olinda-PE. Eram destinados à missão da Guiné, mas foram aprisionados por corsários holandeses na ilha de São Tomé. Esses três frades consolidaram a presença dos capuchinhos em Pernambuco. No Rio de Janeiro, houve capuchinhos franceses desde 1650. Devido ao conflito entre França e Portugal, os 40 capuchinhos franceses regressaram à França, em 1701 e 1702, depois de 60 anos.
A presença de Capuchinhos italianos começa na Bahia, em 1705; em Pernambuco, em 1710 e no Rio de Janeiro, a 31-5-1921, donde seguiram a outros Estados.
No Rio Grande do Sul, os primeiros capuchinhos italianos chegaram ao Forte de Rio Grande em 6-4-1737. Eram os freis Anselmo de Castelvetrano e Antônio de Perugia, aos quais se juntaram, em 1738, os freis João Francisco de Gubbio, Jeronymo de Monte Real, Sebastião de Pallanza e Mariano de Piano, que construíram o Convento e a Igreja N. Sra. do Rosário. Tempos depois voltaram ao Rio de Janeiro.
Dom Antônio Joaquim de Mello, Bispo de São Paulo, ao fundar o seminário Paulo politano, confiou a direção a capuchinhos da Sabóia. A 8-4-1854 chegavam freis Eugênio de Rumilly e Firmino de Centelhas. Os frades dirigiram o seminário até fins de 1778.
Hoje, no Brasil, os capuchinhos formam 10 províncias, duas vice-províncias e uma custódia, com 1.500 frades, constituindo a CCB - Conferência dos Capuchinhos do Brasil. A 2-1-1896, dois missionários da província da Sabóia, freis Bruno de Gillonnay e Leão de Montaspey chegam a Rio Grande, com destino a Garibaldi, onde se estabelecem em 16-1-1896, a convite de dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, 3° Bispo do Rio Grande do Sul, para atender os migrantes italianos. Frei Bruno de Gillonnay, o herói das três primeiras décadas, abandonou os esquemas europeus em favor da realidade local. Seu projeto baseou-se em missões populares, paróquias, escola vocacional, jornal e educação. As missões populares popularizaram os capuchinhos, mas a grande intuição de Frei Bruno foi a abertura da Escola Seráfica (1898), em Garibaldi, para receber os estudantes da Missão do Líbano e acolher vocações nativas. E em 1924, quando regressou à França, o novo superior da Missão era um gaúcho, descendente de italianos - frei José Cherubini.
As numerosas vocações levaram a Província do Rio Grande do Sul a implantar a Ordem no Brasil Central (1956). E em 1982, a nova fundação, com sede em Brasília, tornava-se província independente. É a única província brasileira fundada por brasileiros. E já em 1983, abria-se nova frente missionária no Mato Grosso e Rondônia, atual Vice-Província São Francisco de Assis. Em 2004, a província estendeu seus serviços ao Caribe, auxiliando e assumindo a Vice-Província Madre Del Divino Pastor.
Atualmente, unindo as três circunscrições, são contabilizados 270 frades de votos perpétuos, 68 pós-noviços, 16 noviços, totalizando 354 frades, numerosos vocacionados, atendendo 50 paróquias; mantendo 12 emissoras de rádio, o jornal Correio Rio-grandense, com 96 anos, a Associação Antoniana e um portal na Internet. As missões populares continuam caracterizando a identidade provincial, como seu carisma apostólico e fraterno. Na área da formação, aparece a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef) e a EST-Edições, ambas em Porto Alegre.
Outras duas frentes ocupam muitos frades: as pastorais sociais e a pastoral da saúde. Nesse item, menção para a Fraternidade Fonte Colombo (Porto Alegre) que dirige e orienta o Centro de Formação da Pessoa Soropositiva. Outras frentes apostólicas: Editora São Miguel, Museu Provincial e Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN), em Caxias do Sul; Instituto de Menores, de Bagé.
A Província Sagrado Coração de Jesus dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul e suas duas Vice-Província irradiam sua ação, em 2005, através destas fraternidades: Dois fatores determinaram a vinda de frades franceses ao Rio Grande do Sul: 1° Em 1875 inicia a imigração nas colônias Caxias, Garibaldi e Bento Gonçalves com imigrantes italianos e poloneses, todos católicos, e o Bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, em 30-7-1893, solicita ao Geral dos Capuchinhos frades para atende-los. - 2° Uma lei francesa de 1889 exigia o serviço militar dos homens de 19 e 30 anos. Os Capuchinhos encontraram como saída formar os seus membros fora do território francês. A partir de 1890, vão para Ghazir (Líbano). Não se deram bem por problemas internos e de saúde, razão porque estavam pensando em ir ao Canadá, quando surge o convite de dom Cláudio, que veio resolver seus problemas, e a missão do Líbano se transferiu ao Rio Grande do Sul, com os professores e os estudantes de Filosofia e teologia, constituindo a Escola Seráfica, em Garibaldi, primeira sede da Missão.
(Frei Rovílio Costa)
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A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de1476 pelo Papa Sisto IV.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
História
Desde o cristianismo primitivo diversos Padres da Igreja defenderam a Imaculada Conceição da Virgem Maria, tanto no Oriente como no Ocidente. No século IV, Efrém da Síria (306-373), diácono, teólogo e compositor de hinos, propunha que só Jesus Cristo e Maria são limpos e puros de toda a mancha do pecado.
Já no século VIII se celebrava a festa litúrgica da Conceição de Maria aos 8 de dezembro ou nove meses antes da festa de sua natividade, comemorada no dia 8 de setembro.
No século X a Grã-Bretanha celebrava a Imaculada Conceição de Maria.
A festa da Imaculada Conceição de 8 de dezembro, foi definida em 28 de Fevereiro 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja de Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do século XIX como um dogma.
Em 1497 a Universidade de Paris decretou que ninguém poderia ser admitido na instituição se não defendesse a Imaculada Concepção de Maria, exemplo que foi seguido por outras universidades como a de Coimbra e de Évora. Em 1617 o Papa Paulo V proibiu que se afirmasse que Maria tivesse nascido com o pecado original, e em 1622 Gregório Vimpôs silêncio absoluto aos que se opunham à doutrina. Foi em 8 de Dezembro de 1661 que Alexandre VII promulgou a Constituição apostólica Sollicitudo omnium Ecclesiarumem que definia o sentido da palavra conceito, proibindo qualquer discussão sobre o assunto .
Na Itália do século XV o franciscano Bernardino de Bustis escreveu o Ofício da Imaculada Conceição, com aprovação oficial do texto pelo Papa Inocêncio XI em 1678. Foi enriquecido pelo Papa Pio IX em 31 de março de 1876, após a definição do dogma com 300 dias de indulgência cada vez que recitado.
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Amazonas , 22 de Dezembro de 2015 • Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas • ANO VII | Nº 1504
GABINETE DO PREFEITO
LEI Nº. 119/2015 DE 11 DE SETEMBRO DE 2015.
“INSTITUI no calendário oficial do município de Urucurituba-AM, “o terceiro domingo da Páscoa” do calendário Cristão, a festa do Padroeiro do Município de Urucurituba-AM., CRISTO RESSUSCITADO, e dá outras providências”.
PEDRO AMORIM ROCHA, Prefeito Municipal de Urucurituba.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no art. 71, inciso III, da Lei Orgânica do Município, que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º. Fica instituído no Calendário Oficial de Urucurituba/AM, “o terceiro domingo da Páscoa” do calendário Cristão, a festa do Padroeiro do Município de Urucurituba-AM., CRISTO RESSUSCITADO, a ser comemorado anualmente.
Art. 2º. As comemorações em relação à referida data do artigo 1º poderão ser organizadas pela Paróquia de Cristo Ressuscitado, coordenação paroquial, comunidades a ela ligadas, pastorais, com a participação e apoio das entidades públicas e / ou privadas, além de entidades sem fins lucrativos, e regidas pelo Estatuto da Associação dos Devotos de Cristo Ressuscitado do Município de Urucurituba- AM. – ADECRU.
Parágrafo Único: No âmbito das comemorações comunitárias, poderá contar também com o apoio financeiro, às obras sociais da Paróquia de Cristo Ressuscitado, e demais comunidade católicas do Município de Urucurituba-AM., a ela ligadas. Os referidos apoios supra mencionados poderão advir de outros Municípios, seja através de doações e/ou outras formas de ajuda da sociedade em geral dos poderes públicos constituídos do Estado do Amazonas através de convênios, ou outras formas legais junto a “SECRETARIA DE CULTURA E EVENTOS do Governo do Estado, e / ou Entidades Privadas.
Art. 3º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
Todo ACONTECIMENTO histórico é irrepetivel e único. Acontecimento e fato são conceitos distintos. O FATO não é o “acontecimento” em si mesmo, mas a maneira como este se manifesta. Esta manifestação nunca é direta (ou imediata), clara e transparente. A descrição ou o relato dum Fato histórico sempre supõe uma interpretação, que pode ser consciente ou não.
Assim também, a História da Igreja Católica no Município de Urucurituba-AM., (como descrição ou relato cientifico e não como coleção de acontecimentos isolados) supõe uma certa familiaridade com os “fatos” eclesiais para poder interpretá-los.
O programa da Missão Histórica concreta do fundador do cristianismo, é também, ao mesmo tempo, a Missão ou a Essência da Igreja. Jesus Cristo expõe este programa de ação, ao ler um trecho do livro de Isaias, no capitulo 61,lss:
“Ele foi a Nazaré... entrou na Sinagoga... foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias. Abrindo-o, encontrou a passagem onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim. porque ele me escolheu para anunciar uma Boa Noticia aos pobres. Enviou-me para proclamar a libertação dos presos e aos cegos a recuperação da vista e para restituir a liberdade aos oprimidos...” Hoje, na presença de vocês, realizou-se o que acabaram de ouvir...”Lc. 4.16-21.
Se “evangelizar os pobres” foi o objetivo histórico concreto de Jesus é também o objetivo da sua Igreja, este deve ser também o grande critério para uma “interpretação cristã da História da Igreja.
Interpretação cientifica, mas ao mesmo tempo cristã (isto é, a partir da FÉ) e teológica (isto é, a partir do estudo cientifico da FÉ). Por isso, o SENTIDO de um acontecimento vem da relação (positiva ou negativa) que ele tem com o pobre, com o oprimido, com o despojado, com o empobrecido e com o povo simples.
O critério para escrever a História da Igreja: Paróquia de Cristo Ressuscitado e suas comunidades já não são mais o triunfalismo das grandes catedrais e nem o esplendor e a solenidade das coroações dos imperadores pelo Papa, mas a CARIDADE NA FRAÇÃO DO PÃO das Comunidades cristãs: pobres, perseguidas, missionárias e proféticas. Uma História da Igreja a partir do Povo, para o Povo e do próprio Povo, com finalidade Pastoral, Catequética e Evangelizadora.
Porém, para alcançar este objetivo, foi preciso ir buscar na Bíblia o significado original de POBRE, de Oprimido e de Despojado; num segundo momento, foi preciso dar á categoria “Pobre” um significado cientifico que fosse aceito pela sociologia.
A PARÓQUIA DE CRISTO RESSUSCITADO NO SEU CONTEXTO GERAL;
A Paróquia de Cristo Ressuscitado, esta situada no Município de Urucurituba-Am., na Av. Presidente Getúlio Vargas, 125 – Centro – “PLANO PASTORAL DA PARÓQUIA DE CRISTO RESSUSCITADO” Atualmente, fazem parte desta Paróquia 49 comunidade de bases divididas em seis grupos de comunidades irmãs: Destas 49 comunidades, 7 ficam na área urbano e 42 ficam na área rural de nosso município.
Apenas seis comunidades não têm capela e sete comunidades têm duas coordenações: (uma da Igreja e outra social).
Grupo “1” 12 (doze) Comunidades:
Grupo “2” 04 (quatro) Comunidades:
Grupo “3” 07 (sete) Comunidades:
Grupo “4” 07 (sete) Comunidades:
Grupo “5” 05 (cinco) Comunidades:
Grupo “6” 14 (quatorze) Comunidades:
Todas essas comunidades são administradas por uma coordenação composta de cinco ou mais pessoas da própria localidade, supervisionada pelo “Bispo da Prelazia de Itacoatiara”, Dom Carillo Gritte, sob a responsabilidade do Pároco local.
HISTÓRICO
O Município de Urucurituba, foi criado pela Lei Estadual nº.1188 de 27 de abril de 1895, com territórios desmembrados dos de Silves, e Urucará e com sede na povoação de Urucurituba, localizada a margem direita do Rio Amazonas.
A denominação de Urucurituba, dada a povoação e posteriormente ao Município provém de Urucury espécie de Palmeira abundantes naquela época, nas adjacências daquela localidade os índios mundurucus Maués e outros eram os primitivos habitantes da região hoje ocupada pelo município de Urucurituba, em 1897 foi extinto o município por força da Lei Estadual nº.164 de 14 de maio logo no ano seguintes foi, todavia o município restabelecendo em virtude da Lei Estadual nº.212 de 5 de março a sede municipal foi transferido em 1901, por força da lei nº.350 de 22 de agosto do mesmo ano, para o sítio denominado tabocal elevada então a categoria de vila com a denominação de Silvério Nery denominação que estendeu a todo o Município.
A Lei Municipal nº.63, de 27 de fevereiro de 1908, transferiu a sede municipal para Urucurituba, que passou então a denominação de Silvério Nery. Em virtude da Lei nº.660, de 15 de dezembro de 1910, o município voltou a ter primitiva denominação de Urucurituba, em 1931, por força do ato nº.33 de 14 de setembro, o Município foi rebaixado à simples condição de delegacia municipal, incorporada no Município de Itacoatiara, todavia, em 1935 com a re- constitucionalidade do Estado, foi restabelecida a autonomia do município de Urucurituba. A Sede Municipal recebeu da cidade, em virtude do Decreto Lei Estadual nº. 68, de 31 de março de 1938, o termo judiciário de Urucurituba integrou deste a sua criação pela Lei nº.118 de 27 de abril de 1895 a Comarca de Itacoatiara a Lei Estadual nº.220 de 24 de dezembro de 1952, criou a Comarca de Urucurituba que entretanto ainda não foi instalada o Município e constituído de um só Distrito o do mesmo nome.
RELIGIÃO.
A religião predominante era a católica, que aquela época contava com 7.750 adeptos, as demais seitas protestantes, espirituais, Batistas e israelitas, então existentes eram de expressão quase nula.
O primeiro SACERDOTE:
Urucurituba, com a instalação de sua sede e a criação de seu Governo Judiciário passou a ter vida própria erguendo suas economias dentro dos municípios modernos, tendo com seu primeiro administrador o cidadão Benedito do Amaral, substituído depois por Albino de Carvalho, ambos de nacionalidade Portuguesa, o primeiro Sacerdote da Igreja foi o Padre José Henrique Felix da Cruz Dácio, substituído mais tarde por padre Barcelar para o termo judiciário, foi nomeado Juiz Municipal Dr. Francisco da Silva Cruz.
A IGREJA COM A TRANSFERENCIA PARA A NOVA SEDE.
NO DIA 19 DE JANEIRO DE 1975, pela parte da tarde chegou nesta cidade. O Padre Darcy Bartolini e Irmã Francis, Profª. Edith de São Paulo o seminarista Allan Gordon King do Canadá Com finalidade de visitar toda comunidade do Município. a noite teve reunião dom lideres daqui inclusive o Vice-Prefeito da época Senhor Ambrósio Vital de Almeida.
O Padre Darcy Bartolini, permaneceu aqui por quatro anos, trabalhando junto com ele os catequistas, Manoel dos Santos, conhecido com Manduquinha, Mario Cavalcante, José Inácio, Benedita Feitosa, Valdir Negreiros, Sebastião Teixeira, Dona Mundinha, Dona Vanda. Nessa época era coordenador o catequista Valdir Negreiros, mais ou menos um ano e meio veio pra cá o seminarista Allan. Logo depois se ordenou padre em Itacoatiara e aqui trabalhou por onze anos com o padre Allan continuaram todos os catequistas e entraram mais alguns como o Oscar dos Santos, Mundicão, Jorge Magno, Alípio Maciel, Raimundo Almeida, Roberto Farias, Dilma Vieira, Rosinha Brito, participaram também no coral Dona Zarinha, e dona Zenite, na época do padre Alan o Coordenador foi o Senhor Roberto Farias e em seguida a Dilma Vieira. A primeira Igreja foi construída na época do Padre Darcy por ele e os comunitários e catequistas a igreja era de madeira.
Veio para cá junto com o Padre Allan a irmã France Backer onde trabalhou muito tempo ajudando a população. Depois que o Padre Allan foi embora ficou uns dois anos sem padre. Ai sim veio o Padre Raul Nava, onde com ajuda da comunidade construiu a igreja de Alvenaria. Já fazendo parte nos trabalhos evangelizador da nova Sede o Padre Raul Nava, conseguir uma nova planta com o estilo Mexicano, que está em atividade até os dias de hoje.
Os padres que nos ajudaram de passagem foram esses: Padres: Dionísio, Dário, Antônio, Omar e o diácono Manoel da Encarnação. Depois vieram dois padres espanhóis; Padre Arthur e Padre José Luiz. Finalmente a Associação Missionária de Guadalupe do México, enviou através da Prelazia de Itacoatiara os missionários: Padres Israel, Jesus Sergio Guevara, e José Luiz Torres, Jorge Hernandes, ainda vieram: Alejandro Chacon, Alejandro Gollaz Mares e, em estágio diácono Alijandro Alvares Velasque, que ficou alguns meses prestando valorosos serviços na evangelização e por último esteve também conosco padre Manoel Islas, ultimamente a Paróquia de Cristo Ressuscitado está sob a direção do novo pároco Padre Oscar Mario Romero Becerra.
ÉPOCA ATUAL:
A paróquia de Cristo Ressuscitado do Município de Urucurituba- AM., hoje em fase de organização e cada dia fazendo a sua reestruturação aos meios da modernidade, da conjuntura eclesial, possui uma área 1.500 metros quadrados (m2) onde está edificado a Igreja de Cristo Ressuscitado Padroeiro da cidade. A igreja atual em fase de construção com uma área de 120 metros quadrados aproximadamente; um centro pastoral funcionando com uma área de225 metros quadrados construído em alvenaria; um chapéu de palha com uma área de 100 metros quadrados; um palco recém inaugurado em alvenaria com área de 60 metros quadrados aproximadamente; um barraca comunitária com 60 metros quadrados e uma praça com área calçada para eventos religiosos comunitários, arborizados. A paróquia ainda disponibiliza de uma área de aproximadamente 750 metros quadrados (m2) para futuras construções.
CONCLUSÃO:
Concluímos por tanto este pequeno trabalho, enaltece a todos que estão imbuídos nestes na divulgação das boas novas do Cristo Ressuscitado no meio de nos, e das melhorias as coisas do Reino de Deus, em todas comunidades do Município através de seus coordenadores, catequistas e leigos comprometidos, aos Missionários de Guadalupe que muito tem se empenhados na evangelização e ajuda humanitária nas construções e desenvolvimento organizacional da Paróquia com responsabilidade as Coisas de Deus em nosso Município.
A Paróquia de Cristo Ressuscitado celebra anualmente duas festas em seu calendário: “no terceiro domingo da Páscoa do calendário Cristão, a festa do Padroeiro do Município de Urucurituba-AM., CRISTO RESSUSCITADO, e no final do mês de julho festa do Divino Espírito Santo”(PENTECOSTES).
Construir o Reino de Deus, é uma missão de todos nós, podemos ainda melhorar muito a medida que cada irmão colocar um pingo de água na imensidão do deserto que vivemos, onde tantas pessoas precisam de nossa oração e força espiritual para dar sentido a vida. “Nosso Senhor Jesus Cristo, o Ressuscitado quer que todos tenhamos vida, e vida em abundância”.
Desta forma, Inspirado nesta proposta de conscientização social, a fim de resguardar, e dar continuidade a cultura histórica popular do município, propomos o pleito acima pois só assim, continuaremos manter a união e a chama da fé sempre acessa em nossos corações.
GABINETE DO PREFEITO DE URUCURITUBA, 11 DE SETEMBRO DE 2015.
PEDRO AMORIM ROCHA
Prefeito Municipal
REGISTRE-SE,
CUMPRA-SE E
PUBLIQUE-SE
Publicado por:
Kézia Kellem Fernandes Vieira
Código Identificador:41892FA7
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